Adega Coop. de Pegões

ficha técnica

Prêmios

O grande proprietário rural e industrial de cerveja José Rovisco Pais doou as suas herdades de Pegões aos Hospitais Civis de Lisboa, onde viria a ser executado o maior projeto de Colonização, com a fixação de centenas de casas agrícolas e a plantação de 830 hectares de vinha. A Cooperativa, constituída por Alvará de 7 de Março de 1958, forneceu o apoio técnico e logístico à elaboração dos primeiros vinhos de Pegões. Nos últimos 15 anos, empreendeu uma estratégia sistemática de modernização com o objetivo de melhorar e valorizar os vinhos da sua marca. Neste período, investiu cerca de 15.000.000 € para dotar a Adega com sistemas de vinificação e estabilização a frio, revestimento a “EPOXY” dos primitivos depósitos de cimento, complexo de cubas de INOX para fermentação com controle de temperatura, prensas de vácuo e pneumáticas, modernas linhas de enchimento e rotulagem, ETAR, caves para estágio de vinhos com mais de 3.000 barricas, obras de beneficiação e conservação geral de edifícios e pavimentação dos acessos fabris.

 

A Diferenciação “Terroir de Pegões”, situada entre duas reservas naturais, a do Estuário do Tejo a Noroeste e a do Sado a sudoeste, a poente a Serra da Arrábida e a nascente de Barros Alentejanos, a região de Pegões apresenta condições edafo-climáticas privilegiadas, clima de influência mediterrânea. Localizada na mancha de solo plano “Pliocénio de Pegões”, arenoso e formado ao longo de milhões de anos pelo depósito das areias transportadas pelos rios Tejo e Sado, origina vinhos de características ímpares, próprios de um terroir que só em Pegões existe.

 

Pegões é uma adega moderna e competitiva reconhecida a nível nacional e internacional, com mais de 500 distinções e prêmios nos mais renomados concursos mundiais de vinhos, tendo sido distinguida em 2014 a 4ª melhor empresa de vinhos em Portugal e a 37ª no mundo pela “associação mundial de jornalistas e escritores de vinho e licores”.

Possui uma área vinícola de 1.117 hectares que produzem em média 11.000 ton de uva, sendo 70% tinta e 30% branca. As castas tintas são o Castelão (Periquita) 65%, Touriga Nacional, Aragonês, Trincadeira, Cabernet Sauvignon, Shiraz, etc. com 35 % Nas brancas predominam a Fernão Pires 40%, Moscatel 25%, Tamarez, Arinto, Antão Vaz, Chardonnay etc, 35%.

Regista uma diversidade de marcas para a sua gama de produtos, que vai desde os vinhos de mesa passando pelos regionais, DOC, Garrafeira, Colheita Selecionada, Moscatel, Aguardentes, Espumantes. Vende a totalidade da sua produção engarrafada (mais de 9.000.000 de litros) para o mercado nacional e exporta 40% para o internacional.

A Cooperativa Agrícola Santo Isidro de Pegões sempre apostou na qualidade dos produtos e serviços. Em 2003 obteve junto à APCER, a Certificação pela NP EN ISO 9001:2000. A implementação deste Sistema de Gestão de Qualidade é uma mais valia também para o consumidor, pois permite coordenar todos os detalhes respeitantes ao vinho, manter a rastreabilidade dos produtos, realizar e registrar o acompanhamento da evolução dos mesmos através de análises químicas, realizadas no nosso laboratório, e também, permite o balanço da satisfação dos clientes.

*Clique na garrafa desejada para abrir sua ficha individual.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

 TM Portugal: +351 91 756 6256    Whatsapp: +55 21 98111 6585     E-mail: carla@azavini.com

                                                                                                                     Skype: carlasalomao